Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Entrevista com Jean Piaget e Barbel Inhelder - cedido pela Universidade de Genebra - Arquivo Jean Piaget

  Boa noite gente,
     Segue a dica de um material muito interessante: Uma entrevista com Jean Piaget e Barbel Inhelder (Cedido pela Universidade de Genebra - Arquivo Jean Piaget). Esta entrevista encontra-se na versão original  (em inglês) no site:   http://www.abrae.com.br/entrevistas/entr_pia.htm.

Deixo aqui um pequeno resumo da entrevista (em português) e o inicio da tradução desta. (O texto integral da tradução encontra-se disponível aos interessados.
Favor solicitar: contato@abrae.com.br)

RESUMO DA ENTREVISTA
CONHECIMENTO e INTELIGÊNCIA SEGUNDO PIAGET

Segundo Piaget o desenvolvimento da inteligência é explicada pela relação recíproca com a gênese da inteligência e do conhecimento. Piaget criou um modelo epistemológico com base na interação sujeito-objeto. Pelo modelo epistemológico o conhecimento não está nem no sujeito, nem no objeto mas na interação entre ambos. A formação do conhecimento depende da ação simultânea do sujeito e objeto, um sobre o outro e portanto é possível afirmar que o conhecimento se forma enquanto o sujeito e o objeto também vão se formando. A ação tem a função de estabelecer o equilíbrio rompido entre o sujeito e seu meio-ambiente, ou seje, é o elo entre o indivíduo e o mundo exterior. Este elo envolve o aspecto energético (afetividade) e o estrutural (cognição), portanto, a formação do conhecimento, segundo Piaget envolve a vida cognitiva que se completam no processo.
Para Piaget existem duas formas de conhecimento:
  1. Conhecimento Físico – consiste no sujeito explorando os objetos;
  2. Conhecimento lógico-matemático – consiste no sujeito estabelecendo novas relações com os objetos.
INTELIGÊNCIA para Piaget é o processo interacional entre o sujeito e o objeto, ou seja, inteligência é a capacidade do sujeito em adaptar-se à realidade num processo dinâmico no qual o sujeito modifica os objetos e é modificado por eles.
Sob o ponto de vista da Epistemologia Genética a inteligência é um processo dinâmico que surge no início de sua gênese, de processos orgânicos e aí inicia sua elaboração que evolui e passa a recorrer a funções cognitivas como memória, percepção, hábitos que formam os primeiros instrumentos de trocas funcionais. Essas trocas funcionais passam a integrar operações, ou seja, transformações que engendram pensamento e raciocínio.

Em síntese, inteligência é um processo ativo de interação entre sujeito e objeto, a partir de ações que iniciam no organismo biológico e chegam à operações reversíveis entre o sujeito e sua relação com os objetos, portanto é algo construído e em permanente processo de transformação.



TRADUÇÃO
O gigante da psicologia do desenvolvimento e sua colaboradora falam sobre crianças – como elas aprendem, quando aprendem e o quê aprendem.

Jean Piaget: Devo alertá-la que não consigo entender inglês quando pronunciado corretamente, mas se você disser zis zat zhose, eu a acompanho.

Elizabeth Hall: E se você prometer falar um francês rudimentar, talvez eu entenda. Por sorte, temos Guy Cellerier aqui para resolver nossos problemas de linguagem. Você e Sigmund Freud são vistos como os dois gigantes da filosofia do século XX. Se Freud mudou nosso modo de pensar sobre a personalidade, você certamente o fez sobre a inteligência, ainda que exista uma confusão acerca de seu trabalho. Sempre que alguém tenta nos explicar suas teorias só consegue torná-las mais obscuras....


3 comentários:

  1. O link do site com a entrevista não está funcionando. Mas agora é possível acessar a entrevista completa em http://boletimef.org/biblioteca/2996

    ResponderExcluir
  2. This is the cheapest copper ore used in the manufacture of copper
    gold ingots - The cheapest copper ore used in the manufacture ecm titanium of copper winnerwell titanium stove ingots. titanium watch Learn more titanium solvent trap about this item, including cerakote titanium more information on

    ResponderExcluir