DESENVOLVIMENTO E
APRENDIZAGEM
Jean Piaget
Primeiramente
gostaria de tornar clara a diferença entre dois problemas: o problema do
desenvolvimento em geral, e o problema da aprendizagem. Penso que estes
problemas são muito diferentes, ainda que algumas pessoas não façam esta
distinção.
O
desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, ligado ao processo
global da embriogênese. A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do
corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento
das funções mentais. No caso do desenvolvimento do conhecimento, a embriogênese
só termina na vida adulta. É um processo de desenvolvimento total que devemos
re-situar no contexto geral biológico e psicológico.
Em outras
palavras, o desenvolvimento é um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas
do conhecimento. A aprendizagem apresenta o caso oposto. Em geral, a
aprendizagem é provocada por situações - provocada por um experimentador
psicológico; ou por um professor, com referência a algum ponto didático; ou por
uma situação externa. Ela é provocada, em geral, como oposta ao que é espontâneo.
Além disso, é um processo limitado a um problema simples ou uma estrutura
simples.
Assim,
considero que o desenvolvimento explica a aprendizagem, e esta opinião é
contrária a opinião amplamente sustentada de que o desenvolvimento é uma soma
de unidades de experiências de aprendizagem. Para alguns
psicólogos o desenvolvimento é reduzido a uma série de itens específicos aprendidos,
e então o desenvolvimento seria a soma, a acumulação dessa série de itens
específicos. Penso que essa é uma visão atomista que deforma o estado real das
coisas.
Na realidade,
o desenvolvimento é o processo essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre
como uma função do desenvolvimento total, em lugar de ser um elemento que
explica o desenvolvimento. Começarei, então, com uma primeira parte tratando do
desenvolvimento e falarei sobre aprendizagem na segunda parte. Para compreender
o desenvolvimento do conhecimento, devemos começar com uma idéia que me parece
central: a idéia de operação.
(...)
__________________________________________________________________________
Esse texto é ótimo! Para lê-lo por completo, acesse: https://www.ead.ufrgs.br/rooda/biblioteca/abrirArquivo.php/turmas/9277/materiais/10976.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário