Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Revista Viver Mente e Cérebro - Série "Memória da Pedagogia"


Boa noite pessoal,
Bom hoje fica também a dica da revista Viver Mente e Cérebro que vem sempre trazendo artigos muito interessantes para área de psicologia, pedagogia, educação, etc. 
A Coleção Memória da Pedagogia, da revista Viver Mente&Cérebro, dá panorama dos principais pensadores da educação e psicologia. Esta série é de edição antiga, porém muito interessante e que esta disponível para comprar no site: https://www.lojaduetto.com.br/produtos/?categoria=13 a um preço acessível.
A Edição de Nº 6: Perspectivas para o Novo Milênio, traz um artigo com titulo: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM A teoria de desenvolvimento de Wallon dialoga com o interacionismo de Piaget e Vygotsky e é fundamental para compreender a dimensão afetiva do processo ensino-aprendizagem 




Perspectivas para o novo milênio
Memória da Pedagogia - Mente e Cérebro - Ed. nº 6

Esta edição aborda as perspectivas para a pedagogia no novo milênio. O século XXI anuncia uma crise de paradigmas que traz para a reflexão pedagógica conceitos novos como sustentabilidade, cidadania planetária, dialogismo e transculturalidade. Os artigos também trazem análises sobre a educação de jovens e adultos, o ensino baseado na antroposofia de Steiner, a obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos entre outros. O "Suplemento Especial" traz as novas tecnologias, como invasão do cotidiano pela internet, associadas a softwares educativos, sites especializados, blogs e Orkut, que obrigam a repensar a relação histórica entre oralidade, memória, aprendizado e suportes da escrita.




Emilia Ferreiro - A construção do conhecimento
Memória da Pedagogia - Mente e Cérebro - Ed. nº 5
Esta edição traz as contribuições da educadora argentina Emilia Ferreiro. Ela não apenas colocou a alfabetização no centro de suas preocupações como teve um papel determinante nas mudanças de políticas de ensino no Brasil nas últimas décadas. Este número enfoca uma discussão sobre a complexidade da proposta revolucionária de educação de Ferreiro e sobre as conquistas e os impasses oriundos de sua colocação em prática. O "Suplemento Especial" traça a história dos movimentos de alfabetização, um enredo no qual a obra de Emilia Ferreiro se insere como um dos capítulos decisivos.






Paulo Freire - A utopia do saber
Memória da Pedagogia - Mente e Cérebro - Ed. nº 4


Esta edição analisa o legado de Paulo Freire. Ele se tornou referência mundial para a pedagogia a partir de um método de alfabetização de adultos criado nos anos 60. Neste número são apontadas afinidades e defasagens em relação ao construtivismo e à transformação apressada de algumas de suas afirmações em slogans que levam para o âmbito escolar valores da vida pública sem ter em conta as especificidades de cada formação social. Ao final, o "Suplemento Especial" recapitula a obra de outro "revolucionário": Jean-Jacques Rousseau, filósofo do Iluminismo que antecipa o conceito romântico de " formação", constituindo uma das chaves para a moderna pedagogia.




Maria Montessori - O indivíduo em liberdade
Memória da Pedagogia - Mente e Cérebro - Ed. nº 3

Esta edição é dedicada a Maria Montessori, conhecida por ter criado um método de educação com ambientes e materiais de ensino cuja eficácia está no respeito às fases de desenvolvimento cognitivo da criança. Montessori não foi originalmente uma pedagoga, no sentido que o termo adquiriu nas últimas décadas, mas uma médica que identificou em seu trabalho com deficientes mentais alguns elementos passíveis de serem extrapolados para a comunidade geral das crianças numa situação de convívio escolar. O "Suplemento Especial" tem por tema a obra de Comenius, filósofo do século XVII que formulou o projeto de uma "educação universal", do qual Montessori pode ser considerada uma continuadora.

Um comentário:

  1. Vale a pena!!! É interessante também ler a revista que tem como capa Paulo Freire e tentar compará-lo com Piaget. Semelhanças? Divergências? Esse tipo de análise pode fazê-lo refletir melhor sobre o trabalhor de professor.

    ResponderExcluir