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quarta-feira, 27 de junho de 2012

Contribuições dos teóricos Piaget e Vygotsky à formação profissional e à aprendizagem humana


Análise das contribuições dos teóricos Piaget e Vygotsky à formação profissional e à aprendizagem humana.

Por Zahara Puga Araujo

        Existem várias teorias sobre aprendizagem humana e todas – ou quase todas - devem ser estudadas para chegarmos a uma conclusão e escolhermos o melhor método de ensino, no caso de seguirmos a carreira de professor.
    
        Piaget redimensionou o papel do professor ao defender a importância dos chamados métodos ativo no ensino, que pretendem proporcionar à criança e ao adolescente a possibilidade de conhecimento de modo que “a verdade a ser adquirida seja reinventada pelo aluno, ou pelo menos reconstruída e não simplesmente transmitida”. Ao afirmar o papel do aprendiz como sujeito construtor de seu próprio conhecimento, Piaget dizia que é preciso que “o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa e o esforço, ao invés de se contentar com a transmissão de soluções prontas”. Ele afirmava que "o objetivo da educação intelectual não é saber repetir verdades acabadas, é aprender por si próprio".
     O estilo deste teórico busca um trabalho interdisciplinar (entre ciências vizinhas), que possibilite maior conhecimento sobre o objeto de estudo, que no caso específico, é o conhecimento humano. O objetivo principal da pesquisa de Piaget é provar que as categorias básicas da mente são construídas e que as normas morais nascem da cooperação entre os indivíduos. A ideia central de Piaget é de que o sujeito constrói a sua inteligência, seus próprios conhecimentos, de maneira ativa.
     
        Diferentemente de Piaget, Vygotsky valorizava o trabalho coletivo, cooperativo. A colaboração entre crianças pressupõe um trabalho de parceria conjunta para produzir algo que não poderiam produzir individualmente. Para ele, o desenvolvimento da inteligência é fruto da interação entre o indivíduo e o meio social. Assim, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (pensamento, linguagem, atenção voluntária, ações intencionais, memorização) acontece num primeiro momento num plano social para, em seguida, serem reelaboradas no plano individual, isto é a fase de colaboração interpessoal (aprendizagem com o meio) é interiorizada, transformando-se num processo intrapessoal. Este processo é denominado internalização.
     
        O processo de internalização do conhecimento é o elemento gerador da autonomia do pensamento, da possibilidade da reflexão, que vai se fazendo não de forma direta, mas pela mediação dos símbolos entre o sujeito que conhece e o mundo que éconhecido.
     
        O desenvolvimento cognitivo para Vygotsky é a transformação das relações sociais em funções mentais, ou seja, é na interação social que o desenvolvimento cognitivo é construído. Isto ocorre por meio da atividade mediada indireta por meio de instrumentos e signos. A interação social tem papel fundamental nesta dinâmica, articulando a construção do pensamento por meio da linguagem.
     
        No processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor, como mediador, interagir com seu aluno, explorando a sua ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). O ensino se consolidará quando professor e aluno compartilharem significados, isto é, odesenvolvimento esperado do pensamento elaborado.
      
        As divergências entre esses dois pesquisadores, principalmente na relação entre linguagem e pensamento, devem-se mais ao foco dos estudos de cada um. O principal interesse de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas, enquanto o de Vigotsky era entender a relação pensamento/linguagem e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual.
     
        Ambos os teóricos têm um vasto trabalho que deve ser estudado por quem pretende ingressar no magistério. Mesmo pais que não são professores, podem aprender melhor sobre o desenvolvimento e aprendizado de seus filhos. É possível aprender a ensinar e, com isso, amadurecer como profissional e como pessoa.

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